Hilda Paiva

Perguntas frequentes

Se sua dúvida não estiver respondida abaixo, nos envie sua pergunta no formulário no final desta página, e ajude-nos a enriquecer nosso glossário. Obrigado.

1

Antes de adquirir um terreno, podemos solicitar um estudo de viabilização do mesmo para construção ?

Verificar se a documentação ref. a compra do lote está de acordo, (contrato de compra e venda ou escritura), verificar na prefeitura de há débitos  de IPTU Caso o lote possui débitos de IPTU é necessário efetuar o pagamento ou parcelamento dos débitos, para emissão da CND) , efetua a transferência de cadastro. É necessário analisar o tipo de solo para o desenvolvimento da fundação, para saber qual será o tipo de ferragem (sapata ou radier). Realizar adequadamente a impermeabilização da fundação.

2

O estudo de solo é feito por Hilda Paiva Arquitetura e Construção ?

O estudo do solo pode ser realizado por qualquer empresa que tenha habilidade para análise do solo.

3

É possível iniciarmos uma construção enquando a documentação está em processo de aprovação ?

Não é possível iniciar a construção enquanto o Alvara de construção não for emitido pela Prefeitura de Peruíbe, pois em alguns lotes é necessário licença ambiental emitida pela CTESP (DPRN) ou ate mesmo parecer do CONPEPHAT quando o lote está próximo a patrimônio histórico. Ao iniciar a obra sem o Alvará de construção, a obra pode ser embargada por ficais da prefeitura ou pelo CAU ou CREA.

4

Quanto tempo é necessário para que um projeto, depois de definido, seja aprovado ?

O projeto com mais de 700 m² é necessário o AVCB emitido pelos Bombeiros no caso de residência unifamiliar, ou a planta de bombeiro se a construção for destinada para comercial. Existem lotes que são necessários a aprovação no DPRN (Departamento de Meio Ambiente), o de Peruibe é feito em Santos.

5

Um projeto residencial exige a “Liberação de planta” pelo corpo de bombeiros ?

Para realizar o orçamento da obra é necessário verificar a altura do lote. Se estiver baixo do nível da rua  é necessário aterro, pois o alicerce deve ter 80cm mais alto do que o nível da rua. Avaliar os materiais a serem utilizados na obra, fazer cotação para verificar melhor preço e que caiba no seu bolso.

6

Quais os documentos devo ter em mãos para iniciarmos um projeto arquitetônico ?

Para iniciar um projeto arquitetônico é necessário ter o documento de propriedade, a escritura devidamente registrada no registro de imóveis e/ou o contrato de compra e venda.

7

A localidade do terreno influencia no orçamento de um projeto arquitetônico ?

A localização do imóvel influencia no orçamento da obra porque depende de quantidade de terra que tem o lote. Toda construção em Peruíbe precisa ter uma elevação de 80cm em relação ao nível da rua.

    Abrir bate-papo
    Escanear o código
    Olá, seja muito bem vindo à Hilda Paiva Arquitetura.